Transformando dados em Gestão orientada para resultados

O trabalho com base de dados, análises e processos automatizados pode transformar e otimizar processos e melhorar resultados!

Já é de conhecimento geral que o trabalho com base de dados, análises, e processos automatizados pode transformar e otimizar processos e, consequentemente, melhorar resultados! Confira os detalhes desse case!

O Desafio

Um dos nossos clientes nos contatou para auxiliá-lo em uma revisão do processo de aceitação de sites de telecomunicações, pois o fluxo de trabalho tinha dados descentralizados (diferentes planilhas em excel) e espalhados em sistemas individuais que não interagiam, o que impossibilitava ter a informação correta no tempo certo. Além disso, existiam tarefas repetitivas que estavam desmotivando a equipe. Um outro ponto crítico era a dificuldade em elaborar relatórios gerenciais com informações atualizadas que permitissem tomada de decisões assertivas.

A Solução

Foi realizado um estudo para mapeamento de todas as etapas do processo, incluindo uma análise crítica de redundância de informação e falta de conexão entre as etapas. Após o ajuste no fluxo, iniciou-se a reorganização das informações consolidadas (juntamos todos os arquivos em excel em um banco de dados em SQL que permitiria integração, modularidade e escalabilidade.

Na sequência, o processo foi automatizado (PowerAutomate) para eliminar tarefas repetitivas de atualização, e criado uma interface homem-máquina para permitir esta interação de forma ágil, no PowerApps.

Com todo o fluxo estruturado, conectamos todas as informações no Power BI para gerar gráficos e tabelas que permitiam ao time ter informações gerenciais real time de diferentes visões.

O Resultado

Com nosso time integrado entre desenvolvedores e especialistas no BPM (Business Process Mapping) aliado à nossa expertise na área de Telecomunicações, conseguimos, em quatro meses, reestruturar todo o processo para trazer visibilidade e ganho de eficiência em 80% do tempo que era utilizado pelas equipes anteriormente.

Desta forma, os colaboradores puderam ser reorganizados para atividades mais estratégicas do projeto que não estavam sendo executadas. O grande diferencial foi permitir ao time acompanhar a evolução e mensurar resultados.