Já imaginou visitar um empreendimento que ainda nem foi construído? Andar pelo estacionamento, subir as escadas, entrar nos ambientes do projeto e checar se tudo está conforme desejado. Tudo isso acompanhado pelos projetistas que estão em outro município e pelo construtor do empreendimento que está em um café do outro lado do país.
Parece um sonho, mas não é! O nome disso é Metaverso e ele está cada dia mais acessível aos usuários!
O que é Metaverso?
Metaverso é uma versão 3D da internet que mescla o mundo físico com mundo digital. Em outras palavras, o Metaverso pode ser entendido como uma espécie de conjuntos de mundos virtuais que buscam replicar o mundo real através do uso de dispositivos conectados à nuvem. Ele é a fusão de realidade virtual, realidade aumentada e o novo conceito de internet, a web 3.0.
Recentemente, a consultoria EY divulgou o artigo “How will the metaverse shape the future of construction and real state?”, em que descreve que a web 3.0 está redefinindo como co-desenvolvemos e co-projetamos nossos espaços físicos e virtuais, sacudindo a realidade dos negócios e da sociedade. O estudo ainda aponta que a nova tecnologia impulsionará oportunidades para projetistas, construtores e demais partes relacionadas, sendo $800 bi a receita global projetada até 2024.
Segundo artigo da HBR, “na verdade, são muitos metaversos, ou espaços digitais, descentralizados, que incorporarão realidade aumentada e virtual, armazenarão informações em blockchain e permitirão que os usuários possuam bens digitais. Assim como “a internet”, o termo “metaverso” descreve uma extensa rede de sites e espaços”.
Se engana quem acha que Metaverso é a mesma coisa que realidade virtual: A realidade virtual é uma tecnologia que cria ambientes tridimensionais momentâneos, passíveis do uso de elementos sensoriais assim como o Metaverso, e quando os dispositivos são desligados os ambientes virtuais também se encerram. Não há uma continuidade enquanto o dispositivo estiver sem uso.
Já o Metaverso é um mundo aberto, compartilhado, tridimensional e com continuidade mesmo após o dispositivo ser desligado, onde os usuários podem juntos participarem de eventos, reuniões e interagir entre si, mesmo não estando no mesmo espaço físico. Os dispositivos conectam os usuários num mundo virtual sem pausas!
Para suportar a infraestrutura do Metaverso o ideal é que se tenha um espaço virtual sem interrupções, com uma velocidade adequada e de baixa latência – Ambiente ideal para a adoção do 5G. Também é necessário telefones, fones de ouvido de realidade virtual, óculos de realidade aumentada, entre outros acessórios, combinados com padrões de tecnologias que permitem a interação entre eles.
“Acreditamos que o Metaverso será o sucessor da Internet e que poderemos estar presentes – como se estivéssemos ali mesmo com outras pessoas, não importa a distância a que realmente estejamos” – Declaração de Mark Zuckerberg
Construção Civil e o Metaverso
Na Construção Civil o Metaverso surge rompendo os limites entre o mundo físico e digital. Nele, os profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) poderão co-desenvolver e co-projetar de forma mais imersiva a partir de integrações com ferramentas de modelagem de informações da construção (BIM) para alavancar o compartilhamento de ideias e aprimorar processos de colaboração entre equipes de projeto.
Ainda de acordo com a EY, essas transformações da web 3.0 estão apoiando uma mudança do “ler e escrever” para “criatividade e participação ilimitadas”, tornando o metaverso uma alavanca verdadeiramente transformadora. Isso significará passar da colaboração BIM de hoje e ambientes de dados comuns para ambientes aprimorados com realidade mista e imersiva para co-design e co-experiência em toda a cadeia de valor (até mesmo para transações finais baseadas em blockchain).
Não será mais necessário a presença física para conhecer um empreendimento. Visitar o local virtualmente facilitará o entendimento do projeto por parte dos profissionais envolvidos, clientes e usuários: O Metaverso entrega a sensação de presença física, dando uma melhor compreensão dos ambientes a serem construídos.
A edificação virtual, também chamada de “gêmeo digital” configura os blocos de construção do metaverso, os quais têm sido executados em sua grande maioria através de BIM. Gêmeos digitais são como réplicas virtuais ligadas a dados em tempo real do objeto físico. Com a utilização de sensores físicos conectados ao gêmeo digital, poderemos acompanhar comportamentos reais de uma edificação e seu desempenho e eficiência energética, por exemplo. Esse conceito é a base para o metaverso.
Dessa maneira, o Metaverso dentro da construção civil permite evitar problemas antes que eles aconteçam, explorar novas oportunidades e planejar o futuro reduzindo custos com operação, diminuindo riscos e incertezas e maximizando a eficiência no desenvolvimento de empreendimentos. Além de beneficiar os clientes e usuários com uma experiência incrível, hiper-realista e que simula os aspectos de lugares existentes e futuros .
Poder visitar virtualmente seu projeto antes dele sair do papel sabendo que ele foi desenvolvido com o melhor da tecnologia atual, que foi avaliado, testado, enfrentou simulações e testes de desempenho, tudo isso antes de ser executado, é maravilhoso, não é? E isso é apenas uma pequena parcela da transformação do Metaverso na Engenharia Civil!
Aqui na Recursus, a tecnologia BIM já acontece! Projetamos com qualidade e inovação há mais de 25 anos, buscando constantemente novos conhecimentos para oferecer o melhor da engenharia para nossos clientes e parceiros! Entre em contato conosco para saber mais.
Texto escrito por Gabriela Padovan Lopes em parceria com Recursus
Referências
HOW WILL THE METAVERSE SHAPE THE FUTURE OF CONSTRUCTION AND REAL ESTATE?. EY. Disponível em:<https://www.ey.com/en_ch/technology/how-will-the-metaverse-shape-the-future-of-construction-and-real-estat e>. Acesso em 04 de julho de 2022.
EXPLORING THE METAVERSE. HBR. Disponível em:<https://hbr.org/2022/07/exploring-the-metaverse>. Acesso em 05 de julho de 2022.
AFINAL, DE QUEM É O METAVERSO?. META. Disponível em:<https://about.fb.com/br/news/2022/05/afinal-de-quem-e-o-metaverso/>. Acesso em 05 de julho de 2022.
WHAT DIGITAL TWINS AND THE METAVERSE MEAN FOR OUR INFRASTRUCTURE. FORBES. Disponível em:<https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2022/06/01/what-digital-twins-and-the-metaverse-mean-for-o ur-infrastructure/?sh=45794e3f683a>. Acesso em 05 de julho de 2022.